top of page
Foto do escritorJoão Casas

TIRARAM O REI BOMBA DO SÉRIO E ELE EXPLODIU!


Fernando II das Duas Sicílias, irmão da Imperatriz D. Teresa Cristina e, portanto, cunhado de D. Pedro II, ascendeu ao trono aos 20 anos de idade, em 1830. Jovem, idealista e bem educado, Fernando iniciou seu reinado com inspiração liberal e progressista: reduziu impostos para benefício do povo, construiu grandes obras públicas (inclusive a primeira ferrovia da Itália), modernizou a marinha de guerra e a marinha mercante (que adquiriu o primeiro barco a vapor italiano), trouxe o telégrafo, promulgou uma constituição.

Mas tais avanços não conseguiram acalmar os ânimos dos exaltados italianos sulistas revolucionários. A onda de revoluções de 1848 chegou ao reino com força total, especialmente na ilha da Sicília, onde teve início um radical movimento separatista de viés republicano. A situação se agravou de tal forma que surgiram protestos de rua. Os ministros se alternavam rapidamente no poder sem nada resolver.


Fernando simplesmente não entendia o que estava acontecendo. Sempre tentara governar com tanta prudência e respeito ao povo, diferente de outros monarcas de sua época. Em 1849 se viu isolado na Itália, pois os piemonteses combatiam os austríacos no norte do país e os Estados Papais tinham seus próprios problemas para resolver. Foi então que ficou furioso e se cansou de ser bonzinho.

Fernando dissolveu o parlamento e suspendeu a constituição, tomando o poder para si. Cansado das revoltas sicilianas, enviou o exército e a marinha com ordens para resolver o problema custasse o que custasse. Resultado: os navios de guerra cruzaram o estreito de Messina e se posicionaram em frente à histórica cidade de Messina, principal palco das revoltas na Sicília, e a bombardearam por oito horas! Depois, o exército adentrou na ilha e, à custa de muito sangue, suprimiu as rebeliões.

Após o bombardeio de Messina, Fernando passou à história como o “Rei Bomba”. Os dez anos seguintes de seu reinado seriam de extrema autoridade e muito diferentes daquele início de governo do outrora jovem e idealista soberano.

Era Imperial

Via Monarquistas Brazil https://bit.ly/2BR3lvb


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page